NOTÍCIAS
Supermercados Elevam Perda de Vendas
por Giro News
19/11/2015

O índice de vendas perdidas devido à falta de produtos nas gôndolas dos supermercados alcançou em setembro o maior número desde outubro de 2014, passando de 2,68% em agosto para 3,20% em setembro, segundo dados da NeoGrid. Isso significa que o número de vezes que o consumidor tentou comprar determinado item mas ele não estava disponível na prateleira cresceu 19%. Tomando como base os valores de venda do mercado supermercadista em 2014 - que faturou cerca de R$ 300 bilhões no ano, de acordo com dados da Abras-, a perda de 3,20% ao mês nas vendas representa um valor aproximado de R$ 800 milhões.  

"Em um momento de incerteza da economia, ter demanda e deixar de atender o consumidor por falhas de reposição de produtos na gôndola é falta grave e afeta a competitividade do varejo e da indústria, que estão deixando de vender", ressalta Robson Munhoz, diretor da NeoGrid. Dentre as causas das perdas de vendas, está a falha de execução nas lojas (56,04%), seguida pela falha logística (43,21%). Em 43,21% dos casos, os produtos não estavam disponíveis no varejo ou porque pedido não foi colocado para o fornecedor ou por falha na entrega. 

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS