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Degustação de produtos, uma estratégia sempre interessante para elevar as vendas
por Márcio Rodrigues & Associados
15/04/2024

O consumidor moderno tem um comportamento todo especial. Bombardeado de informações o tempo todo, suas relações de consumo podem variar tanto numa mesma semana quanto num mesmo dia. A preferência no café da manhã pode ser por um alimento mais saudável e no fim da tarde por algo um tanto calórico.

Atualmente, as pessoas recebem grande quantidade de estímulos que afetam suas decisões, e quando pensam nos alimentos que podem consumir, estão diante de uma infinidade de opções. Sendo assim, como decidir o que se consumirá? Para qual tipo de opções dar preferência? As necessidades são variáveis e podem afetar a escolha. Porém, diante deste cenário, é fundamental que as empresas estejam alertas às oportunidades e saibam se diferenciar para atrair e fidelizar clientes.

Degustar é preciso...

E das várias estratégias que uma empresa de varejo alimentar pode adotar, a degustação é uma bela alternativa; fazer com que o cliente experimente os produtos produzidos é uma arma muito eficiente. O consumidor adquire com menor esforço de divulgação aquilo que conhece e tem confiança. E pode, com a degustação até mesmo conhecer um item que nem sabia que o local tinha no mix.

Erroneamente, muitas lojas não promovem degustações, alegando que o cliente “come demais e não compra nada”. Essa mentalidade traz um pensamento limitado sobre hábitos de consumo e, pior, ainda restringe possibilidade de compras do público. Se as pessoas não conhecem ou não sabem qual o sabor de um produto e ainda não tem o hábito de consumi-lo, inicialmente não verão tanto apelo em determinado item. Daí, o que pode fazê-lo comprar algo diferente? A degustação pode ser o elo entre a descoberta de um novo sabor e a compra do produto.

A degustação é uma metodologia de custo baixo e retorno muito grande, principalmente, no longo prazo. De acordo com levantamento do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC), um investimento de R$ 200,00 por mês em degustação possibilita a fabricação de aproximadamente 120 kg de produtos acabados. A um preço médio de R$ 5,00, consegue-se produzir cerca de 4 kg de produtos/dia.

Além disso, os custos fixos não se alteram. Os itens colocados para degustação podem vender até três vezes mais que seu volume normal de vendas. Após o período em que o produto esteve em degustação, esse percentual serve de parâmetro para se medir o volume a ser produzido a partir de então, já que se percebe um aumento de 30% nas vendas, em relação ao que o item vendia antes de ser colocado para apreciação dos clientes.

...Mas se organizar antes de promove-la também

Antes de colocar qualquer produto em degustação, é importante solicitar aos profissionais da produção que expliquem à equipe de atendimento como são fabricados os produtos. Mostrar o diferencial da produção como ingredientes especiais, modo de fazer, além de aspectos que caracterizam o produto ajudam a valorizar sua apresentação.

Feito isso, é importante elaborar um calendário de degustações, informando para o pessoal da indústria com quais produtos será feita a degustação, em que dia da semana cada produto será exposto e a quantidade.

Um controle de produtos específico para os produtos de degustação pode ser um grande auxílio interno. Dessa forma é possível controlar as quantidades disponíveis para a degustação sem ocasionar um prejuízo comercial. Além disso, o setor de produção pode se organizar para servir produtos sempre frescos e no seu melhor estágio para apresentação.

Degustação traz bons resultados

Degustação na área de venda apresenta resultados interessantes, inclusive para produtos que já são oferecidos pelas empresas, ajudando a ampliar seu consumo. Cabe às empresas se organizar internamente para verificar como elaborar essa estratégia da forma mais adequada possível. É preciso pensar os produtos certos e o melhor momento para atrair mais consumidores e ter um retorno comercial que compense o investimento neste plano.

Alguns benefícios que a realização de degustações traz para as empresas:

  • Maior confiabilidade: o consumidor não comprará produtos que ele conheça, que ele não saiba que gosta.
  • Mais recorrência de compra: conhecendo e gostando de algum novo produtos o consumidor irá compra-lo mais vezes.
  • Valorização do atendimento: a degustação valorizará a abordagem dos atendentes da empresa com mais receptividade.
  • Fidelização: o consumidor tende a frequentar mais vezes pontos de venda que lhe ofereçam benefícios.

Ainda não realiza nenhuma degustação na sua loja? Não perca tempo! Analise bem seu mix, veja aquele produto estratégico, ou exclusivo, organize a equipe de produção e de atendimento e ofereça amostras dele para seus clientes. Certamente terá bons resultados, boa sorte!

 

 

 

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