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Foodservice potencializa oportunidades na panificação e confeitaria
por Por Márcio Rodrigues & Associados
26/02/2024

De acordo com dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil), em parceria com a Mosaiclab, as empresas ligadas ao Instituto, que reúne gigantes do mercado, como Nestlé, Puratos, Unilever, ABBrasil, entre outros mostraram um crescimento nominal de 7% em dezembro de 2023, comparando-se com um ano atrás, no conceito de mesmas lojas. Analisando-se o acumulado de todo o ano de 2023, o crescimento foi de 9,4% nominal e de 7,1% nas mesmas lojas.

A Panificação e Confeitaria é um dos poucos segmentos que reúne comércio, serviços e produção no mesmo local e onde o espaço de tempo en­tre a compra da matéria-prima e a venda do produto final ao consumidor é extremamente pequeno. Portanto, os números do foodservice podem ser um bom parâmetro para estimular aqueles que pouco ou nada fazem nesse sentido em suas empresas.

Cada vez mais a criação de áreas para café, restauran­tes, lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem capazes de receber e suprir os clientes em vá­rios de seus momentos de compra. E ainda tem o delivery, que, principalmente depois da pandemia de coronavírus, também se mostra como um importante canal para as padarias e confeitarias. E o estudo do IFB mostra que o canal delivery representou 18,3% do total das vendas nas empresas de foodservice analisadas.

Foodservice cada vez está incorporado às padarias e confeitarias

O crescimento do foodservice com suas estra­tégias de expansão e diversificação de negó­cios está presente no mercado através de di­versos operadores. Pode-se até dizer que é uma tendência ir­reversível no setor alimentício e envolve os fornecedores de todos os estabe­lecimentos e serviços da chamada alimentação fora do lar, como padarias, restaurantes e bares, entre outros.

Se você não faz nada ligado ao foodservice, é interessante analisar seu perfil, o comportamento de seus clientes para introduzir os setores e serviços que mais se adaptem às demandas que possui. Veja algumas opções que podem ser adotadas.

Cafeterias

A cafeteria é um local especializado em servir café, mas também vende outros produtos alimentícios como complemento. Nas cafeterias mais especializadas é possível fazer a degustação de vários tipos de blends. As padarias podem introduzir em seus espaços esse lugar de apreciação de cafés especiais e altamente elaborados, com grande valor agregado. Ali os produtos de acompanhamento podem ser expostos em vitrines refrigeradas e apresentados também junto aos produtos tradicionais da casa e lançamentos pensados na harmonização com os cafés.

Restaurantes

Num restaurante vemos um salão com mesas no qual os clientes se sentam, uma área de preparação dos alimentos e outras adjacentes, como administrativa e depósitos. Há diferentes tipos de serviços oferecidos, como: a la carte, comida a peso, bufê ou buffet, pizzaria. Também oferecem a opção de delivery dos produtos fabricados.

Fast food

Modelo de restaurante especializado no preparo rápido de refeições. Geralmente, o tipo de alimento for­necido é padronizado, o que introduz mecanismos de aceleração da preparação ao consumo. Outra ca­racterística é que os alimentos podem ser consumidos no local ou levados para consumo em outros lugares.

Rotisseria

Lugares, normalmente supermercados, que comercializam comida pronta e que têm um lugar próprio para que possam consumí-lo dentro da loja. Existem lojas especializadas que são rotisseria, sem estar dentro de outro tipo de negócio. Isso só se tornou possível pelo crescimento no mix de produtos ofer­tados.

A praticidade e a versatilidade dos pratos oferecidos atendem aos consumidores que procuram este local como fonte para um jantar de última hora ou um almoço. Inicialmente a oferta era somente de fran­gos assados, hoje oferece variadas opções gastronômicas, transformando-se em refeições, antepastos, frios, saladas, molhos e sobremesas.

Lanchonete

Oferece almoço, lanches rápidos, pizzas, produtos confeitados, dentre outros. São locais em que é possível rea­lizar happy hour, encontro com os amigos, além de refeições rápidas.

Confeitaria

A confeitaria também envolve diversos serviços, como cafeteria, pastelaria ou salão de chá. Variedade de produtos é sua grande atração, oferecendo bolos, tortas, mousses, flans, docinhos, pa­vês, e mais. Com o avanço do conceito de saudabilidade, frutas, cremes para recheio e coberturas mais leves, lights e diets são usadas na produção de confeitados. Outro ponto de destaque é a produção e a atratividade da exposição dos produtos, como elemento auxiliar nas vendas.

Padaria

É, ela também pode se encaixar no foodservice. Tradicionalmente, é voltada para a comercialização de produtos panificados como pães, biscoitos, bolos, doces... Com o novo conceito de mercado, a área de vendas tem adquirido diversas com­posições: venda de pães agregada com lanchonete, cafeteria, restaurante. A característica principal das padarias é a produção de pães, e a variedade dos mesmos tem sido ampliada através da oferta de pães integrais, lights, diets, multicereais, brioches e o que mais a criatividade permitir.

Atenção ao cliente, sempre!

O consumidor está cada vez mais consciente de seus direitos e mais atento às empresas que se preo­cupam com suas necessidades e anseios. O mercado de alimentação tem apresentado grande segmen­tação e os operadores do foodservice precisam atender às necessidades e exigências de cada tipo de cliente.

Todas essas mudanças de hábito, novo estilo de vida, segmentações em maior ou menor escala, demandam monitoramento constante. Um cliente que compra um sanduíche integral hoje, pode buscar uma torta de chocolate no fim de semana.

E para ter condições de atender a cada cliente em seu diferente momento de compra, invista em pesquisas, que sempre são importante fonte de dados sobre o mercado de consumo. Funcionam como fer­ramenta de marketing para definir as estratégias de atuação e ajuda a definir táticas de relacionamento a serem adotadas pela empresa.

Além do mais, as estratégias de marketing podem ser divididas em ações que atendam todos os públicos, como mulhe­res, jovens, homens, crianças, dentre outros, mas que correspondam desde o desenvolvimento de novos produtos até a execução dos serviços de vendas dos alimentos.

 

 

 

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