NOTÍCIAS
Qual o desempenho do varejo brasileiro em 2023?
por Márcio Rodrigues & Associados
06/02/2024

Estudo realizado pela NielsenIQ (em mais de um milhão de pontos de venda no varejo brasileiro) mostra um crescimento no atacarejo de 9% no número de lojas e de 15,1% em faturamento, o que mostra a penetração cada vez maior deste tipo de negócio. Paralelamente, hipermercados e supermercados, juntos, tiveram alta de 0,3% em unidades e 5,3% em faturamento.

Juntos, modelos como hipermercados, supermercados, atacarejos, cadeias de farmácias e e-commerce compõe o chamado varejo moderno, conjunto que, ainda de acordo com a NielsenIQ encerrou 2023 com uma elevação de 4,7% em unidades e 10,1% em vendas.

O mês de dezembro de 2023 contribuiu positivamente para o fechamento do ano. O Natal cresceu 20% em faturamento sobre 2023 e 18,9% em unidades. Essas taxas foram superiores às da Black Friday, com avanço de 10,2% e 10,9%. Destaque para o e-commerce, que avançou 29,4%.

Especificamente, o estudo indica os seguintes números para alguns segmentos:

Modelo

Faturamento

Unidades

Farmácias

12,2%

4,1%

E-commerce

11%

 

Grandes Supermercados

8,9%

4,2%

Pequenos Supermercados

5,2%

- 1,4%

Hipermercados

0,6%

- 4,3%

Mesmas lojas

Considerando apenas o conceito de “Mesmas Lojas”, o estudo mostra mais alguns dados interessantes, como o aumento de 0,9% em unidades e 4,9% em faturamento no autosserviço de supermercados e hipermercados (analisados juntos).

Já no modelo “Cash & Carry”, viu-se um recuo de 3,9% no número de unidades e um ligeiro crescimento de 0,9% em faturamento.

Lojas com mais de um ano de funcionamento

Examinando as lojas com mais de um ano de funcionamento, tem-se as seguintes performances:

Modelo

Crescimento em valor

Crescimento em unidades

Grandes Supermercados

6,2%

1,6%

Hipermercados

3,9%

-0,9%

Pequenas Lojas

2,9%

- 2,2%

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS