NOTÍCIAS
Como vender mais com festivais de produtos em sua padaria ou confeitaria (e aproveitar as Festas Juninas para isso)
por Márcio Rodrigues & Associados
12/06/2023

Certamente você já pensou em realizar festivais de produtos em sua padaria ou confeitaria! E tem toda razão! Essa é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, como:

  • Aumentar o fluxo de clientes e as vendas;
  • Divulgar a sua marca e os seus produtos;
  • Fidelizar os clientes e criar um vínculo emocional com eles;
  • Inovar e se diferenciar da concorrência;
  • Aproveitar as oportunidades sazonais e as datas comemorativas.

Nas padarias, os festivais são grandes potencializadores das empresas. Consistem em oferecer uma variedade de produtos relacionados a um tema específico, por um período determinado, com preços atrativos e promoções especiais.

Servem como base promocional em períodos que intercalam grandes datas sa­zonais, criando novas oportunidades de negócio. A realização destes eventos de forma constante se torna um estímulo para am­pliar o consumo, divulgar produtos e atrair um novo público, que sempre fica esperando pelas próximas novidades.

Festas Juninas podem ser tema de festival nas padarias

Por exemplo, é possível fazer um festival de pães artesanais, de bolos confeitados, de salgados assados, de doces finos, etc. Mas um dos festivais mais interessantes e lucrativos que você pode fazer é o festival de produtos típicos das festas juninas. Essa é uma tradição muito forte em nosso país, que envolve música, dança, brincadeiras e, claro, muita comida boa!

As festas juninas são celebradas em todo o Brasil, mas cada região tem suas peculiaridades e preferências. Por isso, é importante que a padaria pesquise o seu público-alvo e conheça os seus hábitos e gostos. Dessa maneira poderá oferecer os produtos que mais agradam e surpreendem os seus clientes.

Alguns exemplos de produtos típicos das festas juninas são:

  • Pipoca;
  • Pé de moleque;
  • Pamonha;
  • Paçoca;
  • Curau;
  • Canjica;
  • Bolo de milho;
  • Bolo de fubá;
  • Bolo de aipim;
  • Quentão;
  • Vinho quente.

Você pode criar um cardápio especial com esses produtos e outros que sejam do seu interesse. Você também pode incrementar os seus produtos com ingredientes diferenciados, como coco, doce de leite, goiabada, queijo, etc.

Nos festivais juninos cabem os produtos de fabricação própria

Vale também incluir produtos fabricados na padaria com essa inspiração junina – que já podem existir no mix ou serem criados especialmente para o período. Nesse caso, organizar a produção é fundamental. A utilização de um calendário de produção, infor­mando os produtos a serem elaborados, em quan­tidade e em qual horário facilita a organização dos profissionais para que não fiquem sobrecarregados e nem deixem a loja desabastecida.

O uso das técnicas de congelamento é outra possibilidade in­teressante. Com um planejamento bem adiantado, a equipe pode produzir os itens que serão comercializados durante o festival com muita an­tecedência, permitindo armazenar para utilizar no momento mais adequado.

E para divulgar o seu festival de produtos típicos das festas juninas, você pode usar as redes sociais, os aplicativos de delivery, os panfletos, os cartazes e o boca a boca. Também é interessante decorar a área de vendas com bandeirinhas, balões, fogueira e outros elementos que remetam à temática junina.

O ideal é que você realize o seu festival durante todo o mês de junho ou pelo menos nas semanas que antecedem os principais dias de comemoração, que são 13, 24 e 29 de junho, dia que remetem a Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente. Assim, você poderá aproveitar o clima festivo e a demanda por esses produtos.

A realiza­ção do festival precisa ser divulgada com alguma antecedência para gerar expectativa e fazer com que o consumidor se sinta convidado a participar e conhecer os produtos.

Inclua a preparação da equipe na elaboração dos festivais

Não se esqueça de treinar toda a equipe para atender bem os clientes e explicar os produtos oferecidos. Você também pode criar um clima animado com músicas típicas e brindes para os clientes.

Realizar festivais de produtos é uma forma de vender mais e melhor, além de encantar os seus clientes e fideliza-los. Por isso, não perca tempo e comece a planejar o seu festival de produtos típicos das festas juninas hoje mesmo!

O local de exibição dos produtos também é im­portante. Uma sugestão é que fiquem num ponto central da loja, com boa visualização e bastante fluxo de clientes. A decoração pode ajudar a chamar a atenção para o festival – vale toda a identificação sobre ele e suas regras, caso haja alguma. Os produtos também precisam estar explicados e um atendimento personalizado pode ajudar a maximizar as vendas.

Enquanto o festival acontece toda a padaria se movimenta para sua realização, com foco em maximizar a co­mercialização destes produtos selecionados. É sempre uma grande estraté­gia e tem ajudado muitas empresas a obter bons resultados. Não perca essa chance!

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS