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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan – Bolo na Hora: a marca mineira com crescimento rápido e que surpreendeu os próprios idealizadores
Fundada em 2015 em Belo Horizonte, a empresa apresentou retorno e expansão antes do tempo previsto e hoje faz sucesso nas redes sociais
por Elisangela Santos
28/06/2019

    Três sócios, uma ideia inicial e força de vontade para empreender. Uma das representantes pioneiras do segmento de bolos artesanais em Belo Horizonte, a fábrica Bolo na Hora está presente hoje em quatro unidades na cidade e, logo após sua criação, apresentou um retorno surpreendente até mesmo para os próprios idealizadores. Criada pelos amigos Kamyla Godinho, Henrique Petruceli e Selma Franco, a empresa teve início em 2015, ano de lançamento de sua primeira loja.

    De acordo com Kamyla, que tem por formação a advocacia, a entrada no Setor foi algo novo para todos os sócios, que decididos a empreender no varejo alimentar, partiram de um conceito inicial: “Nosso intuito era resgatar o artesanal, o jeito caseiro, e para isso precisávamos despertar a curiosidade do cliente e a vontade de comprar pronto com a gente”, conta. Para o primeiro dia, ela e os dois outros sócios, Selma e Henrique, estipularam uma meta para vender 20 bolos. Porém, a expectativa foi superada, alcançando o triplo da previsão inicial e indicando uma boa aceitação do público na capital mineira.

    “Decidimos colocar o preço acessível, visamos a criação de uma cartela semanal de clientes e, além dos proprietários, havia apenas mais duas pessoas”, relembra Kamyla, que fala também sobre o crescimento que aconteceu no mês seguinte. De acordo com ela, logo no segundo mês houve mais uma contratação e, no outro ano, o primeiro grande passo da marca: a abertura de uma nova unidade, dessa vez no bairro Prado. “Foi um marco, precisamos chamar oito pessoas para compor a equipe, o que para nós foi algo uma realização e também um dos frutos do nosso trabalho”.

Expandindo em BH: estratégia de negócios e conquista de novos clientes

    Atualmente, atingindo a marca de seis lojas espalhadas em pontos estratégicos da capital e com uma equipe de 45 pessoas, os empreendedores seguem optando por pontos estratégicos, que se adaptem ao perfil do cliente e também ao propósito da empresa. E para esse novo momento, a gestão precisou criar uma nova forma de atuação. “Cada loja tem sua produção independente, e nós acompanhamos o processo de perto para manter a qualidade”, afirma Kamyla.

    “Hoje temos delivery em todas as unidades, com um serviço independente; no cardápio são mais de 50 opções de bolos, e a demanda é muito grande em encomendas”. Atualmente, as lojas chegam a vender por volta de 300 bolos diariamente e contam com espaço pensado para que o cliente possa permanecer e optar por fatias e outros itens.

    Já consolidada no mercado, a marca se orgulha por seu início e também pela sua solidificação, um caminho intenso e de muito trabalho. “O mais difícil foi precisar aprender muito em pouco tempo. Quando abrimos a primeira loja, eu tinha 21 anos, e fui amadurecendo junto com o crescimento da loja. Foi preciso então saber lidar com as criticas, entender o desejo do cliente, melhorar a forma de atender, disponibilizar os produtos da melhor forma, ver o que dava certo e o que não dava, e isso exigiu muito de cada um de nós”, revela a sócia.

 Crescendo antes dos dois anos: como desafiar o mercado e ir além das previsões

    Descobrindo o mercado, a marca soube aprender durante o processo de crescimento e não sofrer retrocessos. “Crescemos muito rápido, já começamos ultrapassando a meta, e então tivemos que investir em mais equipamentos, matéria prima e assim por diante”.

    Fazendo parte da gama de empresas atendidas pela Metodologia Propan, a empresa atualmente realiza um projeto de consultoria com foco na otimização da gestão financeira e também na produção. “Estamos recendo a consultoria, e já agregou muito. A experiência pessoal do Marcelino Rodrigues e demais consultores abriram muito nossa visão e nos ajudaram e estabelecer as prioridades e a organizar melhor a administração”.

    Após terem entrado para um novo ramo até então, hoje Kamyla já planeja uma graduação em gastronomia e, em conjunto com os dois sócios, aumento do mix, que oferece uma linha de produtos que vai além dos bolos, incluindo itens da confeitaria, brownies, tortas e outras opções para os clientes.

    Enquanto há uma crença no mercado de que um investimento ou negócio leva no mínimo dois anos para gerar retorno, a Bolo na Hora aprendeu que, em se tratando de empreendedorismo, não há formulas pré estabelecidas e que, tão importante quanto o sonho de empreender, é estar preparado para crescer e assumir posições cada vez maiores no mercado.

 

 

 

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