NOTÍCIAS
Empresas melhoram gestão para aumentar a lucratividade
Com o cenário econômico instável e o consumidor mais receoso na hora da compra, empresários devem olhar para dentro de suas lojas e reformular sua estratégia de crescimento
por Flávia Milhassi (DCI)
17/07/2015

Com um 2015 desafiador, os empresários do comércio devem melhorar a gestão para "sobreviver" ao momento turbulento. Redução no número de funcionários, ampliação do mix de produtos e reformulação das lojas estão entre as medidas empregadas no setor.

"O empresário tem que ter uma forma de gestão em mente. Com isso, ele conseguirá ter indicadores que serão avaliados para descobrir o que precisa ser melhorado", explicou ao DCI o consultor do Sebrae de São Paulo, Fábio de Azevedo. Segundo ele, ao conseguir esses dados, o varejista conseguirá identificar como está a gestão operacional de sua empresa, qual a taxa de conversão de venda, o tíquete médio, as rupturas e outros fatores que levam a uma operação ser menos rentável.

O consultor do Sebrae explicou também que softwares de gestão e tecnologias já são acessíveis ao pequeno e médio varejista, só que a informalidade ainda é entrave no setor. "Nos grandes centros vemos crescer a gestão profissionalizada e a regularização das empresas. Quando falamos de centros periféricos, essa taxa diminui por conta da informalidade", disse, ao que completou: "Hoje, o sistema GRP [Gestão de Recursos e Planejamento] já é democratizado. Com mensalidade mensal de R$ 120 é possível implementar em qualquer loja".

Azevedo enfatizou que o perfil do empresário brasileiro tem mudado, e isso ajuda na melhoria operacional e nos resultados financeiros. "O perfil do empresário, há 10 anos, é totalmente diferente do atual. Eles são mais atentos às tecnologias", explicou Azevedo.

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS