NOTÍCIAS
Brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos saudáveis
Pesquisa da Nielsen mostra que 66% dos consumidores têm essa percepção, e essa tendência pode ser uma oportunidade para o varejo
por Mariane Rocigno (Novarejo)
21/12/2016

Cada vez mais consumidores modificam seus hábitos alimentares ao redor do mundo, motivados por sensibilidades alimentares, alergias, desejo de se manter mais saudáveis ou por convicções pessoais. De acordo com um levantamento realizado pela Nielsen, 66% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas que não contém ingredientes indesejáveis.

Essa tendência, por vezes, se faz por necessidade. Segundo o estudo, 30% dos entrevistados brasileiros dizem que têm alguém em casa que sofre de alergia alimentar ou intolerância. Os mais comuns são lactose ou produtos lácteos, frutos do mar e trigo (glúten).

Essa tendência é uma oportunidade para os fabricantes e varejistas. Segundo o levantamento da Nielsen, 37% dos brasileiros mencionaram que suas necessidades nutricionais são totalmente supridas, em relação às atuais ofertas do mercado. Enquanto 55% expressou que está parcialmente satisfeito e 9% nada satisfeito. Por estar em busca de um estilo de vida mais saudável, os consumidores afirmam que há certos tipos de produtos que gostariam de encontrar nas lojas onde fazem suas compras.

Os consumidores pesquisados esperam encontrar mais produtos com atributos específicos, como 100% natural (68%), baixo teor/sem gordura (56%), baixo teor/sem açúcar (54%), orgânicos (52%) e baixo teor de sódio (52%).

Alguns fatores como consumidores mais informados, maior sensibilidade alimentar, aumento de doenças crônicas, mudanças nos hábitos das famílias e das preferências nutricionais, representam grandes desafios e múltiplas oportunidades para a indústria e varejo de alimentos no País.

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS